Criar um Site Grátis Fantástico
Appaloosa
Appaloosa

 

HISTÓRIA

A raça desenvolveu-se no século XVIII, com base nos cavalos trazidos pelos espanhóis. Nesse lote havia exemplares de pelagens sarapintadas descendentes remotos de cavalos da África Central. Os Nez Persé, que eram grandes criadores de cavalos, praticavam rigorosas políticas selectivas. Finalmente obtiveram um cavalo capacitado para qualquer trabalho, de aspecto inconfundível, além de essencialmente pratico. Em 1877, a tribo e a sua bela manada quase foram exterminados quando o governo da união ocupou as reservas. Todavia em 1938, com a formação do Appaloosa Horse Club, em Moscow, Idaho, a raça começou a renascer das cinzas. O seu registo é hoje o terceiro mais numeroso do mundo.

 

DESCRIÇÃO

Aparência: porte médio, ágil e harmonioso, prestando-se para sela, salto, corrida esportiva e lida com o gado.

Cabeça: leve e seca, descarnada, com perfil retilíneo, orelhas pequenas, bem distanciadas e implantads, ágeis.

Pescoço: bem ligado à cabeça e ao tronco, não muito musculoso, leve e delicado na fêmea.

Tronco: as espáduas devem ser amplas, bem inclinadas, cernelha alta, dorso reto com costelas bem arqueadas, lombo curto.

Garupa: ampla e bem musculada, tendendo a horizontal.

Braços e Antebraços: bem aprumados e musculados, dando equilibrio e harmonia ao animal e facilitando a sua rápida movimentação, membros posteriores sólido.

Altura: varia de 1,42 a 1,65, sendo exigida altura mínima de 1,42 para registro.

 

Há cinco pelagens oficiais da Appaloosa: Blanket (cobertor), marble (mármore), leopard (leopardo), snowflake (floco de neve) e frost (geada).

Manta: área branca sólida, geralmente sobre os quartos, com pontos ou manchas da pelagem básica.

Leopardo: cavalo branco com manchas ou pontos escuros por todo corpo. É o padrão mais raro.

Nevado: assemelha-se a flocos de neve caídos sobre a pelagem básica.

Pontos: claros sobre uma parte do corpo ou sobre todo o corpo.

Espanhol: Acrescentou força, resistencia, adaptabilidade – e a pelagem mosqueada.

 

TEMPERAMENTO

o APPALOOSA é um animal dócil, ágil, de fácil adaptação, daí sua utilizaçao em variadas funções. Sua docilidade é a responsável pela preferência das crianças como companheiro nas atividades equestres.

 

UTILIZAÇÃO

 

As características de velocidade, robustez, inteligência e disposição do Appaloosa o tornaram uma das raças mais versáteis.  É utilizado com êxito como animal de sela nos passeios de curta e longa distância, nas corridas, nas exibições hípicas, nas provas de salto, nos trabalhos da fazenda, em especial com a lida dos rebanhos demonstrada nas provas funcionais de tambor, baliza, laço ao bezerro, apartação e western pleasure, cujas manobras reproduzem nas pistas a forma do peão manejar com o gado.

 

 IMAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: "Cavalos" - Elwyn Hartley Edwards (Editora Ediouro)

Rating: 2.4/5 (203 votos)



ONLINE
1




Partilhe esta Página