História
A existência dos asnos está em diversos relatos históricos, como na Bíblia, por exemplo. Isto só vem confirmar a estreita relação que os asnos tem com os seres humanos desde os tempos mais longínquos. Eles foram utilizados como principal meio de transporte tanto de pessoas quanto de carga, era recebido como uma forma de herança e também oferecido como um presente muito valioso. A forma como a vida evolui no planeta fez com que os asnos tenham sido um tanto quanto esquecidos especialmente nos grandes cetros urbanos, mas ainda podem ser vistos alguns, na maioria das vezes como sinal de negligência, soltos, abandonados pelas ruas. Mas em cidades do interior ele ainda é bastante utilizado como força de trabalho e seguem sendo companheiros fiéis de quem necessita de seus serviços.
Sua origem está ligada a Abissínia, onde era conhecido como onagro ou burro selvagem. O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.
Há séculos que é feito o cruzamento entre asno e cavalo, de que resulta um híbrido denominado muar ou mu, com características de ambas as raças: robustez, capacidade de adaptação a caminhos acidentados e a meio ambiente adverso, docilidade; pernas mais longas e, portanto, maior velocidade, maior facilidade de treino.
DESCRIÇÃO
Também conhecido como burro selvagem, jegue, jumento ou onagro, o asno é um animal com orelhas compridas, focinho alongado, tamanho médio, pertencente a classe de mamífero perissodátilo.
O asno é resultado do cruzamento entre cavalos e burros surgindo daí um hibrido que se denomina mu ou muar, sendo que esta animal herda as principais características das duas raças de origem, docilidade, robustez, pernas alongadas que possibilitam mais velocidade e facilidade para o treino, se adaptam facilmente em terrenos acidentados e as adversidades do meio ambiente.
UTILIZAÇÃO
Desde os tempos da pré história que os asnos foram muito presentes e importantes para a humanidade, sendo muito utilizados como animais de carga e também como auxiliar nos afazeres agrícolas.
CURIOSIDADES
O asno é resultado do cruzamento entre cavalos e burros surgindo daí um hibrido que se denomina mu ou muar, sendo que esta animal herda as principais características das duas raças de origem, docilidade, robustez, pernas alongadas que possibilitam mais velocidade e facilidade para o treino, se adaptam facilmente em terrenos acidentados e as adversidades do meio ambiente.
O nome "burro" veio do latim burrus, que quer dizer vermelho. Acredita-se que foi daí que surgiu a crença de que burros são pouco inteligentes, pois, antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, dando a ideia de que os burros eram sedentos de saber.
Outra história diz que numa moeda antiga tinha a imagem de um rei com uma cabeça enorme que não era esperto, que se associou com a cabeça resistente do burro. Porém, também pode ter surgido da lenda grega do rei Midas, que foi tolo ao ponto de contradizer a irrevogável palavra do deus Apolo, que foi castigado pelo deus, recebendo orelhas de burro.
A origem do termo "jegue" é controversa, mas segundo algumas fontes tem origem no termo inglês: jackass. Jackass foi formado de duas palavras: (1) jack, aqui servindo apenas para indicar o sexo masculino do animal (Jack é apelido ou diminutivo de John e serve para designar um homem qualquer); (2) ass, burro.
Em Portugal, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é um indivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral nem criatividade.
No Brasil, é famosa a expressão ideia de jerico, sendo "jerico" um regionalismo para burro, também usado em Portugal.
IMAGENS
Fontes: https://animais.culturamix.com/curiosidades/asnohttps://pt.wikipedia.org/wiki/Asno