Cuidados dentários do meu cavalo
São de extrema importância para promover a saúde, o bem-estar e a performance do seu animal.
A espécie equina possui dentes chamados hipsodontes, ou seja, em constante erupção. Devido a factores relacionados com a sua domesticação e nutrição, os seus dentes crescem pontas aguçadas exageradas que podem ser bastante incomodativas ou mesmo dolorosas e que necessitam ser limadas frequentemente. Existem também inúmeras malformações bem como patologias dentárias que devem ser diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente.
Os cavalos têm como nós dentes deciduos ou de leite, e uma dentição permanente que aparece durante os primeiros 6 anos de vida. A erupção da dentição permanente deve ser acompanhada de perto.
A nomenclatura utilizada actualmente para identificar os dentes está exemplificada abaixo. Cada quadrante tem um número, seguido do número que especifica a posição do dente nesse quadrante. Ex: 101 ou 110 ou 107.
Guiados pela figura acima mostrada, podem seguir as diferentes datas da erupção dentária equina:
Descrição no quadrante nº1 (igual para os outros quadrantes):
1 ano: 109, 105 (dente de lobo)
2 anos: 110
2 1/2 anos: 101, 206
3 anos: 107
3 1/2 anos: 102, 108, 111
4 1/2 anos: 103
4-6 anos: 104.
Assim, aconselha-se que se comece a examinar os dentes dos cavalos aos 2 anos. De seguida de 6 em 6 meses até o cavalo fazer 10 anos.
É imperativo que se faça um exame antes de se começar o desbaste do potro.
É a altura da vida do cavalo em que ele precisa de ter a boca confortável para que aceite o bridão bem durante esses momentos de tensão que são um desbaste. Depois dos 10 anos de idade normalmente um exame anual é perfeitamente suficiente. Quando o cavalo passa os 18 anos de idade surgem inúmeras patologias com o avançar da idade e torna-se outra vez necessário intensificar os exame para 6 em 6 meses. Esta é a regra mas existem sempre excepções, e por vezes certos cavalos não precisam de tantos exames dentários, bem como outros com patologias específicas podem precisar de exames tão frequentes como todos os meses.
FONTE:https://www.clinicadoalmargem.pt/index.html